John Wheeler - You Were Never Born


Pensamentos, sentimentos e experiências continuarão a rodopiar através da consciência enquanto houver um corpo presente e intacto. Da perspectiva da consciência não-conceptual (a tua natureza inata), a manifestação das aparências é inconsequente, tal como o céu mantém-se imperturbado pelas nuvens que passam por ele. As nuvens não conseguem aparecer sem o céu, nem conseguem grudar-se a ele ou alterá-lo de alguma forma.

Os pensamentos e sentimentos são inteiramente não pessoais. Habitualmente, a mente associa as aparências a um "eu", a uma pessoa que está presente para as possuir. Esta é a aparente prisão, que consiste em reportar as coisas a um "eu" separado. Mas na busca por este "eu", tu vês que não existe de todo semelhante presença. Então, existem apenas pensamentos, não os "meus" pensamentos; apenas sentimentos, não os "meus" sentimentos. É apenas o "eu" que sofre; mas isso apenas ocorre enquanto se assume o "eu" como estando presente.

Sob observação, onde está esta entidade? Está em parte nenhuma. Nunca esteve presente, exceto como uma suposição. Não existe nenhum ser presente para sofrer as identificações e os problemas que a mente impingiu nesta entidade imaginária. Tudo o que existe é a consciência-presença radiante que ilumina todas as aparências e possibilidades. Essas aparências são somente expressões da consciência-presença una, não-conceptual, sempre fresca. Apenas isto existe, nada mais.

As decisões estão a acontecer, claro, tal como os pensamentos estão a surgir. Tudo isso está bem. Ver acontece; pensar acontece. Então a mente diz, "eu" estou a ver/pensar. Mas esse "eu" é apenas um conceito colado depois do fato. Esse conceito não consegue ver o que quer que seja. A consciência está a ver, a pensar, a sentir, etc. A noção de que alguém executa essas coisas é na verdade falsa, porque você, de fato, não sabe qual será o próximo pensamento ou como qualquer acontecimento se vai desenrolar.

Além disso, "você" não está definitivamente a criar os pensamentos. Mas isto não é realmente assim tão importante, e parece que está apenas a provocar pensamentos desnecessários. Eu sugiro largares toda a conceitualização! Tu és. Descobre isso. Isso é tudo o que interessa. Os pensamentos vêm e vão. Eles não são a essência onde resides. Então o que é que você é? Você não pode negar o teu ser. Se os indicadores contribuem para este ponto essencial, tudo bem. Se eles acabam por provocar mais pensamentos, larga-os. Todos os indicadores são falsos e imperfeitos. Eles são apenas encorajamentos para conheceres a tua verdadeira natureza. Larga tudo o resto e estabelece-te nisso.

Deixa os pensamentos e aparências surgir ou não surgir. Não faz nenhuma diferença para a tua verdadeira natureza. Aparências são apenas aparências da tua presença, tal como as nuvens são realmente manifestações do próprio céu. Nesta visão, tudo regressa ao uno. Esse uno dissolve-se em ti próprio, e tudo está completo. Nada poderá alguma vez abalar o que tu és inatamente. Isso é vazio e ausência puras, as quais estão sempre presentes e plenas com a luz do conhecimento não-conceptual que está para além da mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário