Mooji - A Pura Consciência

A verdadeira autodescoberta é o reconhecimento e a realização do que este “eu” é. A realização total de que o “eu” é o supremo Ser e não uma “pessoa” é o que é chamado de Libertação. E crucialmente, a falta de clareza acerca do “eu” é o ás na manga da mente e é comumente negligenciado ou passado despercebido.

Permaneça fixo no coração. A todo o momento, onde quer que a atenção vá, traga-a de volta para o Ser-Consciência. Gradualmente, ela permanecerá lá sem esforço. Esta é a única prática que se precisa fazer.

O Ser assume todas estas máscaras. O Ser esquece a si mesmo, e por isso parece descobrir o seu Ser. No entanto o Ser permanece puro todo o tempo.

O “eu” é o denominador comum de todas as experiências. Então, quem é este “eu”? Por que esta é a pergunta mais auspiciosa? Porque sem questionar quem é este “eu” você já se considera ser uma pessoa; você toma este corpo como sendo o que você é. Qualquer que seja o papel que o “eu” faz, aquele que observa o “eu” é anterior, estável e sem imagens. Reconheça e permaneça como aquela intuição sem-“eu”.

Não existe resposta para a pergunta “Quem sou eu?” Quando alguém busca pela raiz do pensamento-“eu”, o próprio investigador é exposto e evidenciado como um mito. Isto resulta na dissolução do sentimento de separação e no reconhecimento final da Verdade, o pano de fundo sem imagens de todas as aparências. A Pura Consciência é o Imutável no qual tudo surge e é percebido como um jogo efêmero.

 “O que fazer?” é o mantra da mente. O silêncio é a resposta, mas a mente não compreende este conselho excelso. “O que fazer, o que fazer, o que fazer?” – quem é que o empregou para estar fazendo qualquer coisa?

Apenas permaneça em silêncio dessa forma. Apenas fique quieto. Você não tem nada para “fazer”, nada para “entender”. Não toque na ideia que algo está faltando para você. Não toque em nenhuma ideia em absoluto!

Enquanto a gota de chuva está caindo na direção do Oceano, o medo da descontinuação pode parecer maior que a alegria antecipada de fundir-se com o Infinito. Mas quando ela toca o Oceano, pode ela contar a história da viagem?

Uma vez que é compreendido que a Consciência inclui tudo, e ainda assim está além de tudo, então a aceitação é completa. A aceitação não é pessoal – é um estado de ser. Um estado muito pacífico.


Um comentário:

  1. A constatação de que somos pura consciência ( não uma ideia ou uma satisfação quando as coisas "andam bem" para o condicionamento da mente), é o descobrir-se,efetivamente, como energia.É saber-se espiritual.Lin de Varga

    ResponderExcluir