John Wheeler - Right Here, Right Now: Seeing Your True Nature as Present Awareness


Nós dizemos, "Eu não presto", "Eu não sou feliz", "Eu não gosto disto", etc. O "eu" nestas afirmações é o que eu chamo de eu separado. É uma construção verbal, uma imagem, uma idéia. Então, quando você diz "Eu não presto" ou outra coisa qualquer, a questão é: o que é esse "eu"?

Esta é a investigação a ser sugerida… Estamos constantemente a dizer "eu", "mim", etc. Então quem e o quê é este "eu"? Essa é a questão. Você é o corpo? Você é a mente? Você é um pensamento? Você é uma emoção? Pondera estas questões e responde. Se és um pensamento, qual deles? Se és um sentimento, qual deles? Se você não é nenhuma dessas coisas, então quem você é?

O que você descobre é que não consegues encontrar nenhuma coisa ou experiência particular que seja "eu". Não existe nada presente que seja o "eu" separado e limitado. É apenas uma noção, mas não existe de fato. Estamos a falar de um fantasma que não está presente. É uma suposição. Porém, nós indubitavelmente somos. Somos o quê verdadeiramente? Nós somos aquela presença-consciência que está sempre aqui. É clara, simples e livre de problemas.

Esta observação dissolve a crença habitual que temos de nos tomarmos como sendo uma pessoa pequena, limitada e imperfeita. Essa suposição só sobrevive porque nós agarramo-nos a essa crença. Olhe para o que realmente você é ou descarte do que você não é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário