John Wheeler - Estado Natural

A consciência que você é está presente sem esforço e não precisa de manutenção. Na verdade, é impossível sair daquela presença brilhante de ser-consciência. Isso é simplesmente um fato inegável e inescapável. 
Todos os pensamentos, percepções e sensações necessitam da presença de seu ser-consciência até mesmo para ser conhecida. Ela é o fundo permanente de todas as experiências. Até mesmo a ausência de experiência deve ser registrada sobre aquele fundo. Você é aquele fundo. Tudo o mais é apenas uma aparência surgindo e se estabelecendo nisso que você é.
Imaginar que existimos como um "eu" limitado separado de nossa natureza de presença-consciência é o único problema. Contudo, a investigação revela que não há qualquer entidade separada ou "eu" nesta pintura. Todos os outros hábitos e identificações estavam baseados naquela falsa ilação inicial. Eles só sobrevivem como hábitos da mente. Eles podem continuar a surgir por um tempo, simplesmente devido ao fato de que eles são hábitos. Contudo, uma vez visto, você não pode mais acreditar neles com a mesma força de antes. 
Eles são vistos como nuvens passando no céu sempre presente da consciência que é você. Nada precisa ser feito. Eles partirão por si mesmos. Se você está tendo problemas com eles, apenas veja que eles são pensamentos ou hábitos que se referem a um "eu" imaginário. Então volte a ver que o "eu" separado é apenas uma ideia – e não há tal coisa. 
Um exame imediato revela que você nunca partiu da clara consciência que você é. Vendo isto todas as crenças em idéias são cortadas e você simplesmente descansa como aquela presença que você é.
Após um pouco de um exame como esse, você simplesmente deve admitir que este estado natural é sua posição corrente. Ele não é uma aquisição, mas apenas um reconhecimento do natural estado de coisas, o qual estava sempre presente, mas não visto.

2 comentários:

  1. UM FATO CURIOSO...

    Interessante esse John Wheeler... mas mais interessante ainda é perceber que alguns auto-proclamados gurus brasileiros estão usando exatamente as mesmas expressões, estilos e palavras. Será mera coincidência? Ou será que está havendo alguma espécie de plágio ao longo desse processo?

    Fica aí a reflexão!

    Namastê amigo!

    ResponderExcluir
  2. Tem razao meu camarada...Fui assistir o tal de Satyaprem aqui em POA...Mas nao senti firmeza...Se vc entrar na brincadeira vai gastar uns 3 000 reais...Meu santo jesus...to fora

    ResponderExcluir