Bob Adamson - Não há nenhuma resposta na mente

O que você está buscando é o que você já é! Assim é em vão continuar a busca. O único lugar de onde a busca começou é na mente. Ela não pode começar de nenhum outro lugar, e ela não pode continuar em nenhum outro lugar a não ser na mente. Quando eu realizo ou quando isso é apontado, que é tolice continuar a busca na mente, o que deve acontecer? Se eu digo a você, ‘Ponto Final; a busca acabou’, o que você fará? Não haverá uma pausa? Naquela pausa não haverá uma realização de que ‘eu não desapareci’, ‘eu não me desmanchei’, ‘eu não me desintegrei’, ‘eu ainda estou aqui sem aquele pensamento na mente’? Então deve haver um vislumbre de compreensão de que tudo o que aparentemente acreditamos se baseia na mente.

Sem a mente, o funcionamento ainda está acontecendo. Você ainda está respirando, ouvindo, vendo, pensando, degustando, tocando e cheirando. Vivacidade ainda está acontecendo sem que a mente aparentemente faça o show, o que ela fez por anos. Uma vez esse vislumbre aconteça, de que o funcionamento está acontecendo, isso é visto como um lugar de aquietamento. Esse é o alvo dos meditadores, aquietar a mente naquele lugar de imobilidade. Eu digo que esse é o modo errado porque para aquietar a mente, você tem que usar a mente para aquietá-la e tudo isso é conflito na mente. É um pensamento lutando contra um outro pensamento.

Apenas no ver o fato de que não há nenhuma resposta na mente, você está livre disso. Isso é como você vir aqui para procurar por seu relógio quando você sabe que o deixou na cozinha. É tolice procurar aqui. Nos vinte ou trinta anos que você tem buscado, procurado pela resposta na mente, você nunca a encontrou. Certamente deve vir um tempo quando você realiza que é fútil procurar na mente. Especialmente quando as tradições lhe dizem que a resposta não está lá.

Volte a única realidade da qual você está absolutamente certo – o fato de seu próprio ser. Tudo o mais é um conceito mental. Mas você não pode negar sua sê-itude. Permaneça com essa ela ou o pensamento ‘eu sou’, que é o mais próximo que você pode chegar da sê-itude com a mente. Ele é o pensamento primário. Fique com ele, volte para ele.

Um comentário:

  1. Apesar de "Finalmente" ainda ser um conceito mental,vou usá-lo para fazer o comentário. Finalmente, cheguei a Bob Adamson( sem nunca ter lido um livro completo dele) e a Gilbert Schultz(tendo lido um livro dele) e, então, não houve chegada, nem reconhecimento.Só, "finalmente",o verdadeiro descanso e este, ´irremediável. Nenhum puto pensamento meu ou do outro podem me afligir.São miragens em um passado que nunca existiu.Lin de Varga

    ResponderExcluir